25 de novembro de 2008

103 na fita!

Ontem fui num aniversário difícil da gente ir. A aniversariante fez 103 anos. Se não fosse minha avó, pediria a certidão de nascimento. Milu continua com o humor mordaz.

Semana passada fui visitá-la e perguntei por tia Hulda. "Saiu, aliás, a vida de Hulda é na rua, é uma tal de programação da 3ª idade... Todo dia isso. Vou promover ela pra quarta idade logo para ver se sossega em casa". Se gostaram dessa leiam essa fresquinha, de ontem. Depois do almoço, levaram ela para descansar. Não demorou muito chamou queria voltar para a folia. Um prima perguntou: "A senhora não quer descansar mais?" resposta na lata "Não, quero ir, a festa é minha ou sua?".

Não se espantem, mas eu e minha avó temos a idade parecida, ela é tão jovem! A diferença é que ela viu só 26280 vezes mais o sol nascer que eu.

Minha avó é revolucionária. Teve coragem de mudar a própria vida de ponta-cabeça, teve coragem de dar 18 vezes vida para outros seres humanos virem aqui ver como é bom estar vivo, teve coragem de desafiar até o tempo só para estar hoje conosco.

Milu viu tanta coisa nesses 103 anos que precisaríamos de uns 100 anos para contar tudo. Mas quem quiser saber pode perguntar a ela e se prepare. Não vai ouvir ela se lamentar e uma vez caí na tolice de perguntar o que foi mais difícil nessa jornada e a resposta foi "minha filha, só aconteceu coisa boa em minha vida, o que não foi muito bom, sabe que nem me lembro?". Essa amnésia consciente é o segredo: ela curtiu esses 103 anos!

Todos que passam dos 100 curtiram literalmente a vida, e é por gostar tanto dela, que ela, a vida, os deixa aqui mais tempo para mostrar aos outros como tudo é tão sensacional! A vida é fantástica, como esses 103 anos de minha avó.

Estou falando avó, mas deve ser sensacional ter uma mãe com essa idade ou uma prima, uma irmã, uma tia, uma bisavó, uma tataravó que só pode ter essa idade. E não é que ela é tudo isso com essa idade?

A beleza estonteante dos 103 anos está em cada fio branco, em cada ruga, em cada sorriso, em cada piscar de olhos, em cada graça que faz, em cada lembrança que tem de cada um de seus descendentes, em cada aperto caloroso, em cada não-cerimônia para se retirar para sua soneca vespertina. Quem quiser conhecer minha avó, fotos no orkut.

Sagacidade, fraternidade, simplicidade, cumplicidade, vivicidade, sinceridade, eternidade cabem bem nessa idade, não acham?

A vida está de parabéns, afinal foi aniversário de Emiliana e um presente para todos nós.
Parabéns, vó!

P.S.: Se a genética tiver me beneficiado, aguardem em 72 anos e receberão o convite para os meus 103 anos. :)

Nenhum comentário: